Ingredientes:
- Papel de arroz comestível , opcional
- 3 claras de ovos grandes , em temperatura ambiente
- 1/4 colher de chá de sal
- 3 xícaras mais 2 colheres de sopa de açúcar granulado , divididas
- 1 xícara de mel
- 1/4 xícara de xarope de milho light
- 1/4 xícara de água
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha puro
- 1/2 colher de chá de extrato de laranja
- 1/4 colher de chá de extrato de amêndoa
- 2 xícaras de amêndoas , torradas
Modo de preparo:
- Junte os ingredientes.
- Prepare uma assadeira de 8 por 11 polegadas forrando-a com filme plástico, deixando excesso suficiente para puxar o doce depois de pronto. Pulverize o forro com spray antiaderente , tendo o cuidado de borrifar bem as laterais.
- Coloque o papel de arroz comestível em uma única camada no fundo da panela; pode ser necessário cortar os pedaços para caber na panela.
- Coloque as claras e o sal na tigela da batedeira grande que foi bem limpa e seca. Qualquer vestígio de gordura na tigela ou no batedor impedirá que as claras batam corretamente.
- Combine 3 xícaras de açúcar, mel, xarope de milho e água em uma panela grande em fogo médio. A mistura formará espuma enquanto cozinha, portanto, certifique-se de que sua panela seja grande o suficiente para triplicar de tamanho com segurança.
- Mexa até que o açúcar se dissolva e, em seguida, pincele as laterais da panela com um pincel úmido para remover os cristais de açúcar perdidos.
- Insira um termômetro para doces e cozinhe a calda, mexendo ocasionalmente, até que a mistura chegue a 290 F / 143 C.
- Quando a calda atingir 270 F / 132 C, comece a bater as claras e o sal com a batedeira grande usando o batedor até obter picos moles.
- Quando as claras formarem picos moles, adicione as 2 colheres de sopa restantes de açúcar, um pouco de cada vez, até que as claras fiquem brilhantes e com picos firmes. Idealmente, esta fase deve ser alcançada quando a calda de açúcar atingir 290 F / 143 C, mas, se as claras estiverem em picos firmes antes da calda estar pronta, pare a batedeira, para que as claras não sejam batidas demais.
- Substitua o acessório do batedor pelo acessório da pá.
- Continue a cozinhar a calda até atingir 290 F / 143 C, em seguida, remova a panela do queimador e despeje-a cuidadosamente em um grande copo medidor de 4 xícaras ou em um recipiente de tamanho semelhante com um bico.
- Com a batedeira em velocidade média, despeje lenta e cuidadosamente a calda quente nas claras. (Se você não tiver um recipiente com bico, tenha muito cuidado ao despejar a calda de açúcar quente diretamente da panela na batedeira.)
- Aumente a velocidade da batedeira para média-alta e continue batendo as claras por 5 minutos, até ficarem bem espessas, firmes e brilhantes.
- Adicione os três extratos – baunilha, laranja e amêndoa – e bata brevemente para incorporá-los.
- Adicione as amêndoas torradas à tigela e mexa até que estejam bem incorporadas. O doce ficará muito pegajoso e duro.
- Raspe o doce na forma preparada e, em seguida, use uma espátula ou faca borrifada com spray de cozinha antiaderente para alisar a parte superior.
- Cubra o topo completamente com outra camada de papel de arroz, corte para caber.
- Coloque uma assadeira do mesmo tamanho em cima do nougat e coloque um livro grande ou outro objeto pesado na assadeira para pesar. Deixe descansar em temperatura ambiente por várias horas.
- Quando estiver pronto para cortar o nougat, levante-o da panela usando o filme plástico como alças. Pulverize uma grande faca de chef afiada com spray de cozinha antiaderente e corte o nougat em pequenos quadrados. Se a faca ficar muito pegajosa, lave-a periodicamente com água quente e seque-a entre os cortes.
- O nougat pode ser servido imediatamente ou armazenado em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até duas semanas. É pegajoso e perderá gradualmente sua forma depois de cortado, portanto, para fins de armazenamento, embrulhe quadrados individuais em papel encerado antiaderente.