INGREDIENTES:
- 2 xícaras (chá) de tapioca granulada (tapioca para bolo)
- 1¼ de xícara (chá) de açúcar
- 1⅔ de xícara (chá) de leite de coco (400 ml)
- 1 litro de leite
- 1 pitada de sal
- ⅔ de xícara (chá) de leite condensado
- ¾ de xícara (chá) de coco fresco ralado
- leite condensado a gosto para servir (opcional)
MODO DE PREPARO:
- Numa panela média coloque o leite, o leite de coco, o açúcar e o sal. Misture delicadamente com uma espátula para dissolver o açúcar e leve ao fogo alto. Deixe cozinhar até começar a ferver – mexa de vez em quando para evitar que o açúcar se concentre no fundo da panela e que forme nata.
- Numa tigela grande, coloque a tapioca e regue com o líquido fervente, todo de uma vez. Misture delicadamente com a espátula para desmanchar eventuais grumos e a tapioca hidratar de maneira uniforme – no começo pode parecer muito líquido, mas é assim mesmo, a tapioca vai hidratando ao longo do tempo.
- Deixe a tapioca descansar por 30 minutos em temperatura ambiente, mexendo a cada 10 minutos, até formar uma massa densa e cremosa. A tapioca vai absorver o líquido, se transformando numa massa mais consistente e bem úmida.
- Passados 30 minutos, transfira a massa de tapioca para uma assadeira de 22 cm X 32 cm, cubra com filme – para não ressecar e nem pegar cheiro – e leve à geladeira para esfriar e firmar por pelo menos 3 horas.
- Assim que o cuscuz estiver firme, regue com o leite condensado e volte para a geladeira por mais 2 horas – esse descanso é essencial para formar uma caldinha e o cuscuz ficar ainda mais úmido. Se preferir, prepare a sobremesa no dia anterior.
- Na hora de servir, cubra com coco fresco ralado e corte as fatias. Se gostar de um cuscuz mais doce, sirva com leite condensado para regar no prato.
COMO ARMAZENAR
O cuscuz de tapioca dura até cinco dias na geladeira. Lembre de manter bem vedado com o filme, para não pegar cheiro.