As folhas de boldo são comumente usadas como remédio caseiro. Atuam como anti-inflamatórios, antioxidantes e diuréticos. Eles também têm propriedades hepáticas e digestivas. Essas propriedades tornam o boldo eficaz no tratamento de câncer, aterosclerose, gastrite e outras condições.
Duas plantas diferentes chamadas boldo são frequentemente usadas em produtos de saúde. O primeiro é o verdadeiro boldo, também conhecido como Peumus boldus Molina, que é comumente encontrado na forma de folhas secas em lojas de produtos naturais. O outro é o Plectranthus barbatus, também conhecido como boldo africano ou falso boldo. Esta planta é encontrada extensivamente em jardins públicos brasileiros.
O boldo tem muitos benefícios para a saúde, mas também pode causar efeitos colaterais quando consumido em grandes quantidades por longos períodos de tempo. Também não é recomendado para uso por pessoas supervisionadas por médicos ou outros profissionais de saúde que tenham experiência com plantas medicinais. Por isso, quem quiser usar o boldo deve fazê-lo sob a orientação de um profissional.
Benefícios do boldo:
Auxiliar no tratamento de problemas da vesícula
Boldo ajuda a tratar problemas de vesícula biliar através da liberação de bile, uma ajuda digestiva, da vesícula biliar. A planta também ajuda a vesícula biliar a funcionar normalmente.
Boldo só deve ser usado com supervisão médica, pois pode ser incompatível com certas condições de saúde.
Melhorar a digestão
O chá de boldo : boldo do Chile ou boldo do Brasil. É uma excelente ajuda digestiva porque reduz os gases, melhora a digestão e aumenta a produção de bílis no intestino. Boldine — um derivado do boldo — também melhora a eficácia da bile da vesícula biliar na digestão de gorduras; isso ajuda as pessoas com má digestão a digerir alimentos gordurosos.
Aliviar os sintomas da intolerância alimentar
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas e digestivas, o Boldo pode ajudar a reduzir os sintomas de algumas intolerâncias alimentares. Estes incluem má digestão, cólicas intestinais e produção excessiva de gás.
Melhorar a ressaca
Depois de beber álcool, o corpo produz acetaldeído. Este produto químico é responsável por muitos dos sintomas que as pessoas experimentam após uma ressaca. A erva Boldo ajuda a limpar o acetaldeído do corpo e protege o fígado. Também ajuda a melhorar a função hepática.
Boldo se parece com outras ervas, então você precisa saber onde encontrá-lo.
Os dois principais tipos de boldo têm várias características distintivas.
Boldo do Chile
As bordas das folhas do boldo chileno são lisas, tornando-as mais longas e ásperas nas bordas.
Além dos brasileiros, qualquer pessoa pode comprar esse boldo em lojas de produtos naturais, farmácias ou supermercados. Como essa versão do boldo não é cultivada no Brasil, pode ser comprada em qualquer lugar.
Boldo brasileiro:
O boldo brasileiro tem folhas de borda serrilhada que são mais largas e lisas do que outras folhas de boldo.
O boldo é vendido na maioria das vezes como uma planta que as pessoas podem cultivar em suas hortas. Também é encontrado em canteiros de flores e florestas.
Aprenda usar o Boldo
As folhas de boldo podem ser secas ou frescas; qualquer uma das opções pode ser usada para fazer chás, sucos, cápsulas ou tinturas.
O chá boldo requer que as folhas sejam adicionadas à água imediatamente antes do consumo. Se as folhas forem fervidas em água, o chá resultante será extremamente amargo.
Chá de boldo
Para fazer o chá de boldo, adicione 1 colher de chá de folhas de boldo picadas em 150 ml de água fervente. Deixe a mistura descansar por 5 a 10 minutos, depois coe e beba quente. O chá de boldo pode ser feito 2 a 3 vezes ao dia antes ou depois de uma refeição. Também pode ser bebido na hora de dormir para ajudar na digestão após o jantar e ter uma boa noite de sono.
Suco de Boldo
adicionar 1 colher de chá de folhas de boldo picadas em 1 copo de água gelada e meio copo de suco de limão. Bater no liquidificador, coar e beber em seguida
Possíveis efeitos colaterais
- O consumo a curto prazo de boldo brasileiro e boldo chileno é seguro para adultos. No entanto, o consumo excessivo de boldo chileno ou o consumo por mais de 30 dias pode causar diarreia, vômito, náusea e intoxicação hepática. Fornecer boldo chileno a um feto no primeiro trimestre pode causar malformação, aborto espontâneo ou aumento das contrações uterinas.
- O consumo de boldo de Chile pode causar anafilaxia – uma reação alérgica grave e com risco de vida. Alguns sintomas de anafilaxia incluem dificuldade em respirar, língua inchada e dificuldades para engolir ou respirar. Qualquer pessoa que apresente esses sintomas deve procurar imediatamente atendimento médico.
- Enfim, o que você achou destas dicas sobre Boldo? Deixe nos comentários abaixo sua opinião, e além disso, se já fez alguma dessas receitas nos conte como ficou uma delícia!
- Logo abaixo temos diversas opções de receitas deliciosas que você também vai adorar.
- Então aproveite agora mesmo para preparar muitas outras deliciosas receitas e anote tudo!