chá de manjericão
Uma das plantas mais famosas e utilizadas no Brasil é o manjericão, rico em óleos essenciais. Rica em propriedades, os brasileiros podem comê-la todos os dias.
É fácil de encontrar, em lojas e supermercados, eles costumam vender essa erva. Ele pode ser usado de inúmeras formas, mas vamos trazer para você uma das melhores formas de usá-lo.
O chá de manjericão pode ser usado para combater diversos problemas de saúde como: má circulação, colesterol alto, problemas de visão, memória, aliviar a ansiedade e ajudar na depressão e insônia.
Você pode usar este chá de manjericão para ajudar com qualquer tratamento que seu médico tenha passado. Você precisará de cerca de 3 a 4 folhas frescas ou secas, deixe a água ferver, coloque na planta e cubra por 5 a 10 minutos.
Também pode ser usado, no banho, diluir 18 gotas de óleo de manjericão com 3 colheres de leite, depois colocar na água e deixar de molho por cerca de 20 minutos.
Seu suco também é delicioso e fácil de fazer, basta juntar 5 folhas e junto com um quarto de manga. Bata tudo no liquidificador com gelo e sirva.
Conheça também os outros benefícios que o chá de manjericão pode trazer:
Trata resfriados, gripes e bronquites:
O manjericão é rico em óleos essenciais e antioxidantes que ajudam a relaxar os músculos dos pulmões, melhorar a respiração e aliviar a tosse durante gripes, resfriados e bronquite.
Além disso, por ter propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, o manjericão também pode aliviar a irritação pulmonar e ajudar a combater os vírus que causam gripes e resfriados.
Melhora a digestão:
O manjericão é rico em ácido ursólico, um composto com atividade antioxidante e anti-inflamatória que protege e melhora a função hepática e melhora a digestão. Devido às suas propriedades antiespasmódicas, o manjericão ajuda a prevenir cólicas e dores de estômago.
Além disso, esta erva também tem um efeito carminativo que combate o excesso de gases.
Prevenção e tratamento da pressão alta:
O eugenol, o óleo essencial mais abundante no manjericão, ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, prevenindo e ajudando a tratar a pressão alta.
Os antioxidantes presentes no manjericão, como taninos, saponinas e flavonoides, também evitam a formação de radicais livres no organismo que podem causar danos nas artérias, ajudando na prevenção e controle da pressão alta.
Combater ansiedade, depressão e insônia:
O manjericão tem boas quantidades de geraniol e linalol, duas substâncias presentes no óleo essencial e que atuam no sistema nervoso central, proporcionando relaxamento e melhorando os quadros de depressão, ansiedade e insônia.
Prevenir infarto e aterosclerose:
O manjericão é rico em antioxidantes, como flavonoides e taninos, que ajudam a diminuir os níveis de colesterol “ruim, o LDL” no sangue, prevenindo doenças como infarto, derrame e aterosclerose. Conheça outros alimentos ricos em antioxidantes.
Tratar feridas e picadas de insetos:
O manjericão tem propriedades antissépticas e antimicrobianas, podendo ser usado como cataplasma, uma pasta caseira feita com plantas e óleos vegetais, e aplicada diretamente na pele. Este uso é muito eficaz para tratar feridas na pele e picadas de insetos.
Ajudar na perda de peso:
Por ser um potente diurético, o chá de manjericão contribui para diminuir o excesso de líquido do corpo, contribuindo para a perda de peso.
Além disso, o chá de manjericão também ajuda a controlar a ansiedade relacionada à compulsão alimentar, equilibrando a fome e diminuindo o consumo de alimentos calóricos.
Aliviar enxaqueca:
O óleo essencial do manjericão é rico em mentol, geraniol e linalol, que têm propriedades relaxantes e anestésicas, que podem aliviar a enxaqueca quando inalado ou aplicado na pele.
Tratar aftas, dor de garganta e amigdalite:
Por ter ação antioxidante, anti inflamatória e antimicrobiana, o chá de manjericão pode ser feito bochechos ou gargarejos para tratar aftas, gengivite, dor de garganta e amigdalite. Veja outros tratamentos naturais para tratar aftas.
Regular o nível de açúcar no sangue:
Alguns estudos indicam que o chá de manjericão pode ajudar a regular o açúcar no sangue, pois estimula a produção de insulina pelo pâncreas, inibe a produção de glicose no fígado e aumenta a secreção de glicogênio.
Dessa forma, incluir frequentemente manjericão na dieta pode ser uma excelente opção para complementar o tratamento de pessoas que sofrem de diabetes ou pré-diabetes.
Enfim, o que você achou desta dica sobre chá de manjericão? Deixe nos comentários abaixo sua opinião, e além disso, se já fez alguma dessas receitas nos conte como ficou uma delícia!
Logo abaixo temos diversas opções de receitas deliciosas que você também vai adorar.
Então aproveite agora mesmo para preparar muitas outras deliciosas receitas e anote tudo!