Comer muito chocolate faz mal? Médico tira dúvida

Comer muito chocolate faz mal? Médico tira dúvida

Comer muito chocolate faz mal para a saúde? Médico diz que o excesso pode sobrecarregar o sistema digestivo

A Páscoa está chegando e o consumo de chocolates dos mais variados tipos acaba sendo uma tentação. É ovo de Páscoa, pavê de chocolate, mousse de chocolate e mais um monte de delícia bem chocolatuda no período mais doce do ano. Mas será que comer muito chocolate faz mal? O excesso pode sobrecarregar o sistema digestivo, segundo o médico gastroenterologista Guilherme Berenhauser Leite:

“O alto teor de gordura e açúcar presente no chocolate pode sobrecarregar o sistema digestivo, causando desconforto abdominal, distensão, gases, refluxo gastroesofágico e até mesmo azia em algumas pessoas. Além disso, em casos de sensibilidade ou intolerância alimentar, como a intolerância à lactose, os sintomas podem ser ainda mais intensos.”

O médico alerta que os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e portadores de certas doenças, precisam controlar o consumo de chocolate. Nas crianças, a quantidade de açúcar do chocolate pode impactar na saúde dentária e há risco de obesidade. Nos idosos e portadores de doenças crônicas (diabetes e doenças cardiovasculares), o chocolate em excesso pode influenciar no controle glicêmico e no perfil lipídico. É recomendado buscar orientação médica individualizada para esses casos.

Para evitar impactos maiores no organismo, o gastroenterologista sugere que se coma um chocolate de boa qualidade: com maior teor de cacau e menos aditivos, como corantes e aromatizantes artificiais. O especialista ainda afirma que é fundamental comer o chocolate com moderação e em porções adequadas. Assim, você evita exageros que possam sobrecarregar o sistema digestivo e o aumento da ingestão de calorias vazias.

Existe um tipo de chocolate mais saudável?

“Chocolates com maior teor de cacau, com pelo menos 70%, tendem a ser mais saudáveis, pois contêm menos açúcar e mais antioxidantes. Chocolates amargos ou meio amargos costumam ter menos adição de açúcar em comparação com os chocolates ao leite. Optar por chocolates com menos aditivos e ingredientes artificiais também é uma boa escolha. Na hora de ler os rótulos, verifique a quantidade de açúcar, gordura saturada e a lista de ingredientes, priorizando os chocolates mais naturais e menos processados”, indica o médico Guilherme Berenhauser Leite.

Consumo moderado de chocolate faz bem

O gastroenterologista afirma que não há uma quantidade específica de chocolate recomendada para o consumo, pois isso varia de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa, seu estado de saúde e estilo de vida. “No entanto, comer chocolate, como parte de uma dieta equilibrada, pode trazer benefícios à saúde devido aos antioxidantes presentes no cacau”, finaliza.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *