Ingredientes da receita de torresmo de boteco
- 2kg de costela de porco com pele numa peça só, com os ossos expostos
- pimenta-do-reino (a gosto)
- 4 colheres (sopa) de cachaça
- 1 colher (sopa) de sal
- ½ colher de páprica defumada
- banha de porco o quanto baste ou óleo
Modo de preparo
- Forre uma tábua culinária com filme-plástico, deixando uma folga, disponha a peça de costela de porco e tempere com sal, páprica defumada e pimenta-do-reino, esfregando e massageando a carne.
- Despeje a cachaça na pele da costela e massageie.
- Embrulhe bem a carne com o filme-plástico, puxando-o sobre ela.
- Deixe de 12 a 24 horas marinando na geladeira, ou, pelo menos, por 4 horas, para absorver os temperos.
- Após esse tempo, transfira a carne para uma assadeira untada com óleo, retirando o filme-plástico e deixando-a com a pele virada para cima.
- Cubra com papel-alumínio (parte brilhante voltada para o alimento) e leve ao forno pré-aquecido a 200°C, para assar por 1 hora, sendo meia hora com papel-alumínio e meia hora sem.
- Retire e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente, ou então, após esfriar totalmente, leve à geladeira, por, no mínimo, 4 horas. Esta segunda opção é a mais indicada, porque a pele da costela estando gelada, levará um choque térmico ao entrar em contato com o óleo, garantindo uma pururuca perfeita e uniforme!
- A carne estando fria, corte os pedaços, deixando cada um com um osso, para fritar o torresmo de boteco, também chamado de picolé mineiro.
- Leve uma panela ao fogo com a banha ou o óleo e, estando bem quente, adicione os pedaços de carne, deixando fritar bem e pururucar.
- Retire, sirva e delicie-se com seu incrível torresmo de boteco, segurando-o pelo ossinho, por isso o nome de picolé mineiro! Bom apetite!